segunda-feira, 30 de abril de 2012

* Media, Modos e Aprendizagem: Princípios Multimédia

Richard Mayer refere que a Aprendizagem Multimédia é efetuada através de palavras e imagens, sendo portanto essencial para uma aprendizagem considerada significativa, a utilização eficaz e eficiente destas duas componentes.

Baseado nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Multimédia (o ser humano possui dois canais distintos através dos quais se dá o processamento de informação: visual e verbal; existe uma capacidade limitada de processamento em cada canal; a aprendizagem requer um processamento cognitivo em ambos os canais) e em estudos realizados, Mayer definiu sete princípios que deverão ser tidos em consideração:

1º Principio Multimédia: a combinação de palavras e imagens proporciona ao aluno uma melhor aprendizagem do que só com palavras;

2º Princípio da Contiguidade Espacial: a apresentação lado a lado no texto, página ou ecrã das palavras e imagens facilita/melhoram a aprendizagem;

3º Princípio da Contiguidade Temporal: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens surgem em simultâneo;

4º Princípio da Coerência: a aprendizagem será mais significativa quando palavras e imagens têm uma relação entre si;

5º Princípio da Modalidade: os alunos aprendem melhor quando a informação verbal é estruturada em suporte áudio, ao invés do suporte textual;

6º Princípio da Redundância: a aprendizagem será mais sólida e consistente ao combinar animação e narração;

7º Princípio das Diferenças Individuais: sendo a habilidade espacial a capacidade mental que um individuo possui para gerar, manter e manipular imagens, é necessário ter em consideração a linguagem utilizada pois esta determina/influencia a forma como o aluno recebe a informação.

Comentário: As multimédia tal como as conhecemos permitem a combinação de diversificados meios/formatos que se adequem a uma aprendizagem mais eficaz e significativa, nomeadamente para os estudantes a distância. Neste  sentido, é necessário e fundamental utilizá-los de forma a proporcionar não só conteúdos significativos, mas que se adequem às diferentes necessidades/capacidades dos alunos de forma que conduzam a uma aprendizagem significativa.

Bibliografia:

·          Fahy, P. (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. (pp. 5-6). Disponível em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381 Acedido a 24/04/2012.

·          A Teoria da Aprendizagem Multimédia de Mayer. (s/d). Disponível em http://mpel5comunicacaoeducacional.pbworks.com/w/page/40510449/Teoria%20da%20Aprendizagem%20Multim%C3%A9dia%20de%20Mayer Acedido a 25/04/2012.



Sem comentários:

Enviar um comentário