Richard Mayer refere que a Aprendizagem Multimédia é efetuada através de palavras e imagens, sendo portanto essencial para uma aprendizagem considerada significativa, a utilização eficaz e eficiente destas duas componentes.
Baseado nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Multimédia (o ser humano possui dois canais distintos através dos quais se dá o processamento de informação: visual e verbal; existe uma capacidade limitada de processamento em cada canal; a aprendizagem requer um processamento cognitivo em ambos os canais) e em estudos realizados, Mayer definiu sete princípios que deverão ser tidos em consideração:
1º Principio Multimédia: a combinação de palavras e imagens proporciona ao aluno uma melhor aprendizagem do que só com palavras;
2º Princípio da Contiguidade Espacial: a apresentação lado a lado no texto, página ou ecrã das palavras e imagens facilita/melhoram a aprendizagem;
3º Princípio da Contiguidade Temporal: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens surgem em simultâneo;
4º Princípio da Coerência: a aprendizagem será mais significativa quando palavras e imagens têm uma relação entre si;
5º Princípio da Modalidade: os alunos aprendem melhor quando a informação verbal é estruturada em suporte áudio, ao invés do suporte textual;
6º Princípio da Redundância: a aprendizagem será mais sólida e consistente ao combinar animação e narração;
7º Princípio das Diferenças Individuais: sendo a habilidade espacial a capacidade mental que um individuo possui para gerar, manter e manipular imagens, é necessário ter em consideração a linguagem utilizada pois esta determina/influencia a forma como o aluno recebe a informação.
Comentário: As multimédia tal como as conhecemos permitem a combinação de diversificados meios/formatos que se adequem a uma aprendizagem mais eficaz e significativa, nomeadamente para os estudantes a distância. Neste sentido, é necessário e fundamental utilizá-los de forma a proporcionar não só conteúdos significativos, mas que se adequem às diferentes necessidades/capacidades dos alunos de forma que conduzam a uma aprendizagem significativa.
Bibliografia:
·
Fahy, P. (2008).
As Características dos Meios de
Aprendizagem Interactiva Online. (pp. 5-6). Disponível em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381
Acedido a 24/04/2012.
·
A Teoria
da Aprendizagem Multimédia de Mayer. (s/d). Disponível em http://mpel5comunicacaoeducacional.pbworks.com/w/page/40510449/Teoria%20da%20Aprendizagem%20Multim%C3%A9dia%20de%20Mayer
Acedido a 25/04/2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário