terça-feira, 1 de maio de 2012

* Vantagens e desvantagens sobre o uso de tecnologias no ensino

A tecnologia originou grandes transformações e mudanças em todas as áreas da sociedade contemporânea, nomeadamente na área da Educação.

A Educação cada vez mais vem demonstrando interesse e preocupação acerca das vantagens e desvantagens do uso destas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem.
Neste sentido, e através de estudos realizados com as tecnologias poder-se-á dizer que as tecnologias aquando aplicadas no ensino permitem: maior flexibilidade para os alunos; gastos reduzidos na construção de universidades; maior literacia informática; capacidade de reutilização dos materiais; melhoria dos níveis de graduação/licenciatura; colaboração e cooperação; bem como maior atenção para as necessidades/exigências dos estudantes com necessidades especiais.
Apesar de possibilitarem e facilitarem o próprio processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, atrativo e abrangedor, estão inerentes a estas tecnologias desvantagens/implicações tais como: preocupação sobre a qualidade de ensino; a equidade; o ceticismo no reconhecimento de indivíduos formados através do ensino a distância; bem como a redução de oportunidades de interação espontânea entre alunos/alunos e alunos/professores.
Comentário: Refletir sobre o uso das tecnologias no ensino implica ter consciência de que estas apresentam vantagens e desvantagens no que diz respeito não só a sua utilização, mas também implementação.
Por um lado, as tecnologias são grandes aliadas da Educação, pois proporcionam e facilitam o processo de ensino e aprendizagem, a construção do conhecimento, promovem a cooperação, interação, partilha e colaboração entre alunos/alunos e professores/alunos, bem como abranger todo e qualquer individuo que de outra forma não conseguiria ter acesso ao ensino.
Por outro, estas são limitadas devido à ausência de interação social entre os intervenientes, dificultando deste modo o processo de socialização; implicam maior autonomia e gestão do tempo por parte do aluno; formação dos professores e o reconhecimento destes da importância das tecnologias no ensino; como também sejam reestruturados e implementados conteúdos pedagógicos que se adaptem às necessidades dos alunos e a esta nova realidade.
Bibliografia:




segunda-feira, 30 de abril de 2012

* Media, Modos e Aprendizagem: Princípios Multimédia

Richard Mayer refere que a Aprendizagem Multimédia é efetuada através de palavras e imagens, sendo portanto essencial para uma aprendizagem considerada significativa, a utilização eficaz e eficiente destas duas componentes.

Baseado nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Multimédia (o ser humano possui dois canais distintos através dos quais se dá o processamento de informação: visual e verbal; existe uma capacidade limitada de processamento em cada canal; a aprendizagem requer um processamento cognitivo em ambos os canais) e em estudos realizados, Mayer definiu sete princípios que deverão ser tidos em consideração:

1º Principio Multimédia: a combinação de palavras e imagens proporciona ao aluno uma melhor aprendizagem do que só com palavras;

2º Princípio da Contiguidade Espacial: a apresentação lado a lado no texto, página ou ecrã das palavras e imagens facilita/melhoram a aprendizagem;

3º Princípio da Contiguidade Temporal: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens surgem em simultâneo;

4º Princípio da Coerência: a aprendizagem será mais significativa quando palavras e imagens têm uma relação entre si;

5º Princípio da Modalidade: os alunos aprendem melhor quando a informação verbal é estruturada em suporte áudio, ao invés do suporte textual;

6º Princípio da Redundância: a aprendizagem será mais sólida e consistente ao combinar animação e narração;

7º Princípio das Diferenças Individuais: sendo a habilidade espacial a capacidade mental que um individuo possui para gerar, manter e manipular imagens, é necessário ter em consideração a linguagem utilizada pois esta determina/influencia a forma como o aluno recebe a informação.

Comentário: As multimédia tal como as conhecemos permitem a combinação de diversificados meios/formatos que se adequem a uma aprendizagem mais eficaz e significativa, nomeadamente para os estudantes a distância. Neste  sentido, é necessário e fundamental utilizá-los de forma a proporcionar não só conteúdos significativos, mas que se adequem às diferentes necessidades/capacidades dos alunos de forma que conduzam a uma aprendizagem significativa.

Bibliografia:

·          Fahy, P. (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. (pp. 5-6). Disponível em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381 Acedido a 24/04/2012.

·          A Teoria da Aprendizagem Multimédia de Mayer. (s/d). Disponível em http://mpel5comunicacaoeducacional.pbworks.com/w/page/40510449/Teoria%20da%20Aprendizagem%20Multim%C3%A9dia%20de%20Mayer Acedido a 25/04/2012.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

* Educação e Internet: slideshare

* Utilização de Blogues em Educação: vídeo


Os Blogues são ferramentas de intercâmbio de conhecimentos.
Quando aplicados na Educação permitem ensinar, aprender, partilhar e construir conhecimento/informações.



* Welcome!


Ol@ a todos... sejam bem-vindos ao meu blog!!!

No âmbito da unidade curricular Educação e Internet inserida no 2º semestre do 2º ano da Licenciatura em Educação, mais precisamente para a atividade C: Ferramentas para a Aprendizagem Online surgiu a criação deste blog.

Espero que seja um centro de partilha/construção de conhecimentos.

Obrigado pela visita!!!

Marisela Serpa
1000447
Turma 2